Taiadablog: Defensor da causa indígena !!!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Defensor da causa indígena !!!


Cláudio Villas-Boas e Pedro Martinelli
No momento em que a questão indígena no Brasil, se torna cada vez mais inquietante, vale recordar que Orlando e Cláudio Villas-Boas foram dois dos sertanistas que mais lutaram para que os índios tivessem convivência adequada quando em contato com a população branca. 

Ao lado de outros dois irmãos, Álvaro e Leonardo, se embrenharam nas matas de Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Pará e Amazonas, dando início nos idos de 1943 à pioneira Expedição Roncador. 

Com Noel Nutels e Darci Ribeiro, criaram o Parque Nacional do Xingu, no curto governo Jânio Quadros. Diversas etnias, entre elas os xavantes, caiabis, kamaiurás, krain-a-kores, yawalapitis e caiapós, receberam em suas aldeias os irmãos Villas-Boas. 

Ao longo da heróica caminhada de décadas pela selva, os quatro sofreram terríveis malárias. Orlando (à esquerda), o mais velho, foi indicado duas vezes para receber o Prêmio Nobel da Paz e ganhou cinco títulos de Doutor Honoris Causa de importantes universidades brasileiras, além de condecorações de entidades internacionais. 

Em meados de 2000, foi demitido da Funai. Dois anos depois, morreu em São Paulo, aos 88 anos. Cláudio faleceu em 1998.


Nenhum comentário: