Taiadablog: Protex e outros sabonetes não protegem contra bactérias !!!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Protex e outros sabonetes não protegem contra bactérias !!!

Sabonetes bactericidas prometem acabar com as bactérias e germes presentes no corpo, mas, segundo teste da Proteste, nem todos eles cumprem a promessa. Protex (em barra e líquido) e Lifebuoy líquido não eliminaram nenhuma das quatro bactérias testadas, apesar de se autointitularem bactericidas. O Dove hidratante também não eliminou bactérias.
Foram analisados dez produtos bactericidas, sendo três líquidos e sete na versão em barra. Decidimos testar ainda dois sabonetes hidratantes – Dove e Granado Tradicional – eleitos o melhor do teste e a escolha certa pela Proteste no ano passado.

  • Proteste
Os três produtos mais bem avaliados são em barra. E fique ligado: a especialista que entrevistamos recomenda que esses produtos sejam usados com frequência apenas nas mãos. Oito sabonetes eliminaram a bactéria Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes humanas. "A constatação mais surpreendente foi quanto ao Protex. O sabonete, líder nesse segmento, garante acabar com 99,9% das bactérias presentes na pele. Porém, não eliminou, nem sequer reduziu, qualquer micro-organismo usado no teste", diz a publicação do instituto de proteção ao consumidor.
  • Proteste
Para fazer o teste de eficácia bactericida, utilizamos uma solução padrão, composta de sujeira "criada em laboratório" e quatro bactérias específicas. A solução foi colocada em diferentes placas e, em cada uma delas, foi aplicada uma quantidade de sabonete. Foram bem avaliados aqueles produtos que conseguiram eliminar, em um período de cinco minutos, a 20oC, a maior quantidade de bactérias.
 
A Colgate, companhia da linha Protex, e a Unilever, marca do Lifebuoy e do Dove, informam que ainda não têm um posicionamento sobre os resultados do teste da Proteste.

Nenhum comentário: