Taiadablog: Salão do Automóvel chinês !!!

domingo, 29 de abril de 2012

Salão do Automóvel chinês !!!




A China emplaca um milhão de veiculos por mês e já é o maior mercado consumidor do mundo. Quer produzir mais que isso para o mecado global. Suas marcas se apresentam no Salão do Automóvel da China em busca de uma identidade, que não têm, e de um conceito de qualidade, que seus produtos industriais começam a demonstrar. Mostram que vão avançar no mercado mundial.

As suas marcas mais conhecidas no Brasil anunciam planos ambiciosos e mostram que estão em movimento.

"Estamos produzindo carros muito melhores e com requisitos compatíveis com os demais competidores globais. Os conceitos que apresentamos aqui n o salão demonstram que estamos focados em qualidade de produto e desenvolvimento de tecnologia", afirma Zou Biren, presidente mundial da montadora chinesa Chery.



No salão, em andamento até quarta-feira, a marca apresenta dois conceitos. O TX é um "crossover", carro com visual de SUV utilitário esportivo, mas arquitetura de carro de passeio, de linhas arrojadas que norteará o design da marca e dará origem depois a um utilitário esportivo global daqui a uns dois anos.

O outro projeto é ainda mais conceitual, o Ant é um protótipo que revela tecnologias que a marca adotará no futuro. O compacto elétrico é capaz de se conectar a outros modelos iguais, formando filas que, segundo o fabricante, facilitarão a mobilidade e economia em estradas.



A outra marca que já está no Brasil, a JAC Motors, mostra o S11, seu primeiro esportivo. O modelo usa a plataforma do sedã J5, que sugere baixo custo de produção e simplicidade, mas não tem previsão de entrar em produção
.
Entradas de ar exageradas e traços de Mustang com Ferrari podem não agradar a todos, mas indicam que os chineses estão em busca de design e identidade. Por enquanto parecem mais perto da identidade, porque o design tem algo como vício de origiem, por assim dizer.

Seus estilistas bem que podiam fazer uns estágios, por exemplos nas pinifarinas e várias outas empresas de design automobilístico europeias. Mas a agressividade comercial da marca mundo afora, Brasil como ponta de lança, também mostra o recado chinês.

Nenhum comentário: