Taiadablog: Para que servem os partidos políticos ???

sábado, 5 de maio de 2012

Para que servem os partidos políticos ???




O brasileiro se preocupa em identificar uma ideologia, uma bandeira, o ideal de um partido com o dele? Não!

O Brasil tem hoje 29 partidos políticos registrados no TSE. Todos eles representados por siglas “ideológicas”. 

Essa confusão de partidos, esse amontoado de letras não ajudam a criar identificação alguma com os eleitores. Na verdade, só confundem o eleitor e contribuem para que os caciques políticos sejam donos de seus territórios.

Teoricamente os partidos teriam que reunir políticos que tivessem pensamentos semelhantes a respeito de diferentes temas. Assim, quando o eleitor escolhesse um candidato de um determinado partido ele saberia qual a bandeira ideológica que esse candidato estaria portando.

A verdade é que no Brasil os políticos têm praticamente os mesmos propósitos, perpetuarem-se no poder. É para isso que servem os partidos. As siglas estão a serviço deles e não do país. Por isso, quando alguém sente que perdeu espaço, muda de legenda sem o menor constrangimento.

A conseqüência disto é que - o mundo das instituições político-partidárias tupiniquins mascara uma realidade política sui generis: a de serem instituições que servem unicamente para abrigar pessoas que não têm o menor compromisso com o país.

De fato, longe de serem instrumentos que abrigam lideranças políticas de visão coerente e voltada para solução dos problemas nacionais, os partidos políticos são, regra geral, verdadeiros "balcões de negócios", na maioria das vezes escusos e atentatórios ao bem-estar e à segurança do povo.

É triste ver se esvair o ideal que originou os partidos. Pior ainda, ver nascerem legendas sem um ideário e formados por autênticos barganheiros políticos.
 
Texto de Clóvis Cunha

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizá-lo, pois esta matéria está excelente!!