Taiadablog: O bicho tá pegando !!!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O bicho tá pegando !!!




 

Agora a saia está levantada. Além das notícias de gastar mais do que fatura, chegam à imprensa informações sobre atrasos de pagamentos a fornecedores, criando crises financeiras na cadeia de prestadores de serviço para a empresa. Há casos de falência.

Há atraso de pagamento também para fundos de recebíveis criados para financiar esses prestadores de bens e serviços. Os pagamentos em atraso em cinco Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) saltaram 58,6 por cento, para 18,4 milhões de reais, em 31 de dezembro, ante 11,6 milhões de reais em setembro, segundo dados da Comissão de Valores Mobiliários. Nos últimos dois anos a Petrobras aportou cerca de 7 bilhões de reais para ajudar os fornecedores.

Há fornecedores menores, como a GDK, levadas a processo de recuperação judicial. Grandes empresas no exterior, tais como a Lupatech, tiveram que vender ativos e levantar capital novo para evitar o pior.

Preocupações sobre como fazer negócios no Brasil, onde a Petrobras é responsável por mais de 90 por cento da produção de petróleo, levaram a uma queda de 34% nas ações da italiana Saipem, ontem. A empresa prestadora de serviços e equipamentos offshore disse que os problemas da Petrobras podem cortar o seu lucro em 80 por cento em 2013. As concorrentes Subsea 7 e Technip França, ambas também fornecedoras da Petrobras, chegaram a cair mais de 6%, também o pregão de ontem.

A esses fatos que se descortinam no noticiário econômico, devem se juntar outros de jaez criminal, sobre gestão da empresa nos dois governos Lula. São casos já pipocados na imprensa aqui e ali, mas não levados em conta diante da idéia que o mamute estatal é um exmplo de governança. Não é! É mal administrada e dizem que também corrupta.

E ao que tudo indica, a sua presidente Graça Foster, parceira da Dilma, não está fazendo nada para esconder o descalábrio vigente. Parece ter carta branca da presidente para cortar no facão as patranhas ocultadas pelo aparelhamento petista no mamute estatal, que é uma das principais têtas do lulopetismo. Coisa da Dilma brisolista...!

Um comentário:

Jansem Terra disse...

Essa corja de petistas vão levar a empresa a falência. Quem esperava uma coisa dessa a maior empresa do Brasil , quiçá do mundo numa situação dessa. Fruto da incompetncia. Também naquele EDISE sede da empresa em cada janela tem um petista contemplando a cidade por falta de ter o que fazer e com altos salários.