Taiadablog: Exportação cancelada !!!

terça-feira, 19 de março de 2013

Exportação cancelada !!!




 

O grupo chinês Sunrise, maior camprador de soja brasileira, vai cancelar a compra de 2 milhões de toneladas. De 12 navios graneleiros previstos para chegar à China em janeiro e fevereiro, ela recebeu apenas dois e alega quebra de contrato.

O atraso se repete em embarques de outros compradores chineses que vêm optando por comprar o grão nos Estados Unidos, embarcando-o da costa Atlântica, mas já com previsão de operação em portos da costa do Pacífico, mais próxima e barata.

Como era esperado o gargalo logístico ficou ainda mais evidente neste ano de safra recorde de grãos no país. A falta de infraestrutura criou uma fila permanente de caminhões na entrada do porto de Santos.

No Mato Grosso, maior produtor, os camioneiros relutam em carregar. Além de levar nove dias e não mais seis para cumprir o percurso de 2.200 Km pelas estradas em péssimas condições, reclamam que retornam vazios, por falta de carga.

Além dos negócios perdidos por atraso no embarque, os produtores estão reclamando perder soja que fica nos pés, pela falta de armazéns de silagem e portos operando acima de sua capacidade.

2 comentários:

niltinho piloto disse...

Cara, esta novela do gargalo logístico da exportação de grãos do Brasil teria que acabar, para que possamos ir a frente, e conquistar o lugar que merecemos no cenário mundial, portanto acho oportuno mais uma vez bater nesta tecla, JC.

De Futuro Celeiro do Mundo a Campeão do Desperdício. Isto é o Brasil dos "Progressistas"! disse...

Cadê o Lula?
Onde está a Dilma?
Onde está o PSDB? Ainda existe?
E o PT se escondeu nos Correios ou no BMG?