Taiadablog: GAMT leva projeto de Robótica Educacional a 120 adolescentes de Aparecida !!!

segunda-feira, 11 de março de 2013

GAMT leva projeto de Robótica Educacional a 120 adolescentes de Aparecida !!!




A  parceria entre o GAMT (Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos) de Caçapava e a EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil, com apoio do Instituto EDP, leva pela primeira vez a Aparecida o projeto Robótica Educacional que, há mais de quatro anos, é desenvolvido em Caçapava.

O GAMT é uma associação civil sem fins econômicos que desenvolve em Caçapava, e também em outras cidades da região, projetos de cultura, esporte, lazer, empreendedorismo, geração de emprego e meio ambiente.

O projeto Robótica Educacional tem por objetivo promover a interação do jovem com a sociedade por meio de aprendizado que une teoria e prática. Além disso, estimula o desenvolvimento social do aluno valorizando o trabalho em grupo, a criatividade, a autonomia e a disciplina, proporcionando ainda inclusão digital.

Em Aparecida, a iniciativa conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura. O projeto, que oferece gratuitamente aula de robótica educacional, beneficiará 120 crianças e adolescentes, com idade entre 12 e 14 anos, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Conceição Pires do Rio, no bairro Santa Rita. Eles participam da atividade no contraturno escolar.

No total, são quatro turmas de 30 alunos cada uma, que terão aulas às quintas e sextas-feiras, das 14h às 16h30. O curso é dividido em dois módulos de 15 jornadas cada. A aula inaugural foi realizada na última quinta, dia 7.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Esportes e Lazer de Aparecida, Maria Nazaré Carlota, a escola selecionada para receber o projeto é uma das instituições de ensino da rede pública municipal que tem uma das comunidades mais atuantes. Tanto os alunos quanto os pais deles. "É uma comunidade que exige atividade extraclasse. É muito atuante e participativa, por isso acho que a escolha foi adequada", disse ela.
 
A diretora disse ainda que há uma grande expectativa em relação ao sucesso do projeto na cidade. "Aprender robótica é aprender a desenvolver o raciocínio lógico, por isso estamos tão entusiasmados com este projeto, que é inédito em nossa cidade, e aposto que nossos alunos vão se dedicar", completou. "O projeto de robótica já é um sucesso em Caçapava. Acompanhando o seu desenvolvimento no GAMT, percebemos o quanto traz de positivo para o dia a dia do participante", disse o assessor da diretoria do Instituto EDP, Paulo Ramicelli. 

Ele destacou o depoimento de uma mãe, que relatou a mudança positiva de comportamento do filho após participar do projeto.  "A metodologia utilizada no projeto pode se replicada no dia a dia do jovem, possibilitando a mudança de comportamento, melhorando o convívio em grupo, as notas na escola e tudo mais", disse.

Aparecida foi escolhida para receber o projeto de robótica porque é onde a EDP Bandeirante está implantando o projeto de inovação tecnológica InovCity, que está transformando Aparecida em uma cidade mais sustentável, através de ações de eficiência energética, da utilização de iluminação pública eficiente, geração distribuída de energia com fontes renováveis, entre outras ações. "Quando pensamos em um projeto de inovação social para Aparecida, pensamos na robótica, que é algo inovador, que é o futuro. Pensamos em fazer com que o jovem tenha uma visão do que vem pela frente", explicou Ramicelli.
 
O Curso
Segundo a educadora e coordenadora do curso, Bruna Myslinsky, o curso de robótica aborda conceitos relacionados à matemática, física e química que são transportados para a prática por meio de montagens, utilizando a tecnologia Lego, outra parceira do projeto.

A tecnologia Lego utilizada é composta por kits de montagem, peças como motores, sensores e lâmpadas controláveis por computador, além de softwares que permitem programar o funcionamento dos modelos montados. Nesse tipo de atividade o aluno vivencia na prática, por meio da construção de maquetes e robôs controlados por computador, conceitos estudados em sala de aula.
 
Em Caçapava, o projeto já foi realizado em várias escolas do município e é desenvolvido também na sede do GAMT.

O bom desenvolvimento dos alunos no curso possibilitou a participação deles em feiras de tecnologia na região, como a Feira da Ciência e Tecnologia de São José dos Campos, Feira da Tecnologia do Centro Paula Souza (ETEC), 2ª Feira de Robótica do GAMT  e Torneio Lego Bloco a Bloco "O Brasil que queremos", realizado em São Paulo.

Segundo relato da direção das escolas que receberam o projeto, os alunos que participaram das atividades apresentaram melhora considerável no rendimento escolar, incluindo comportamento disciplinar, clareza de raciocínio, iniciativa e melhor compreensão de conteúdo.

`Robótica Educacional´ foi selecionado via Edital de seleção pública, realizado pela EDP no Brasil em 2012. O projeto receberá investimento da EDP Bandeirante para sua execução na cidade de Aparecida, beneficiando a comunidade local.

Sobre a EDP Bandeirante- Distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, que fornece energia para uma base de clientes de 1,6 milhão, o que corresponde a uma população de cerca de 4,5 milhões de habitantes de 28 municípios do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte do estado de São Paulo. Sobre o Instituto EDP - Instituição sem fins lucrativos, é responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e socioculturais da EDP e suas controladas. Sobre a EDP Energias do Brasil - EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

GAMT – Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos
Rua Professor José Bernardes Paes Junior, 301, Jardim Santo Antonio – Caçapava. Informações: Tel. (12) 3652-8015 e no site: www.gamt.org.br

Nenhum comentário: