Taiadablog: Os Franciscos !!!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Os Franciscos !!!





São Francisco de Assis (1182-1226) frade católico italiano fundador da ordem dos franciscanos, nascido em palácio, que renovou o catolicismo em seu tempo, levando à formação da filosofia da Renascença.

Foi ele, disse Dante Alghieri, “a luz que brilhou sobre o mundo”, a maior figura do cristianismo depois de Jesus, o clarão do iluminismo. Foi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, em 1228.

São Francisco Xavier, (1506-1552) missionário cristão foi co-fundador da Companhia de Jesus. A Igreja Católica Romana considera que tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo, merecendo o epíteto de "Apóstolo do Oriente". Ele exerceu a maior parte da sua atividade missionária no Oriente, especialmente na Índia e no Japão.

Com os colegas de quarto na escola, o francês Le Fèvre e o basco Inácio de Loyola fundaram o grupo Societas Jesus, que mais tarde se viria a tornar a Companhia de Jesus.

Teologia da Libertação
Os dois santos franciscos tiveram uma ação eminentemente pastoral, num trabalho evangélico junto aos homens, longe o quanto puderam da ação política. Assím é o perfil do novo papa Francisco Primeiro, mais evangelho, menos política.

Não tem ligação com a Cúria Romana, vai acertar o passo dela. Vem de João Paulo 2 e Bento 16 sua vocação para a doutrina da fé, para a ação evangélica, sem beirada para a ideologia política. Aos freis leonardos boffs da vida, que recebem o papa Francisco de nariz torcido, lhes resta perceber que o seu cavalo branco não passou – e nem vai passar.

Nenhum comentário: