Taiadablog: Revista Classic Show homenageia o Packard Roadster de Roberto Lee !!!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Revista Classic Show homenageia o Packard Roadster de Roberto Lee !!!

(Transcrição ipys literis da Revista Classic Show nº 55)
Uns vão para competir de verdade, outros por pura curtição, mas outros ainda têm uma missão mais solene, como a do Packard Roadster 1931, que pertence ao acervo do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Eduardo Lee (Vide Classic Show nº 55). O museu leva o nome do saudoso colecionador que foi um dos fundadores do ato de preservar automóveis antigos no Brasil.

O Packard era um dos carros preferidos do colecionador paulista, falecido em 1975, e muitos o viam dando as suas voltas em Caçapava/SP, cidade onde mantinha seu acervo. Depois de sua morte, a coleção foi tombada pelo Condephaat, mas caiu no abandono junto com outros automóveis da coleção, que tiveram peças roubadas e alguns quase destruídos, já que o galpão onde ficavam estava ruindo sobre o acervo.

Com o resgate promovido pela Prefeitura de Caçapava, em uma iniciativa inédita hoje, todos os carros que restaram daquela nobre coleção estão em boas mãos, aguardando a sua volta para o museu, que será restaurado.





Para promover esse feito inédito, o carro que ficou mais de 40 anos parado foi posto para funcionar e participou de várias voltas no circuito do Speed Park, em Franca/SP. O carro permanece sem qualquer restauração, mantido exatamente como Lee o deixou em 1975. As passagens desse elegante carro americano emocionaram muitas pessoas, que tiveram a oportunidade de acompanhar essa história, em especial o jornalista e colecionador José Roberto Nasser, de Brasília/DF, que teve o privilégio de pilotar o automóvel, que pertencia ao seu grande amigo, após 38 anos. Foi um momento especial, e o velho Packard cumpriu uma missão nobre ali: mostrar que o museu ainda está vivo, nos remetendo a uma frase do próprio Lee: "Que o meu museu sobreviva a todos nós".


Em resumo, o evento superou as espectativas e é exemplo de uma boa idéia que deu certo. Ano que vem promete! Uma nova data ainda vai ser definida e, segundo a organização, é possível que o evento tenha até um dia a mais, pois o número de carros inscritos vem aumentando. Até lá! Mais informações: Classic Show !
Atos R. Fagundes - Editor

Nenhum comentário: